Laboratório

Perguntas Frequentes

Geral

Beber água “quebra” o jejum?

Geralmente não. A água pode ser ingerida na quantidade habitual, a não ser que o médico tenha feito alguma recomendação especial a esse respeito. Raras exceções são feitas para determinadas provas funcionais específicas. Nesse caso, o paciente será informado ao marcar o exame.

Bebidas alcoólicas interferem nos exames de sangue?

Sim, especialmente na determinação dos triglicerídeos e gama-glutamiltransferase (GGT). Por isso, o ideal é não ingerir bebida alcoólica, pelo menos dois dias, antes de fazer o exame.

Com quantos dias de atraso pode ser realizado o teste de gravidez?

A coleta é recomendada de 10 a 15 dias após a fecundação ou com um dia de atraso menstrual.

Como realizar a coleta de urina do meu bebê?

O Labchecap disponibiliza um coletor especial para bebês em todas as suas unidades de atendimento.

Fumar antes da coleta de sangue pode interferir nos resultados dos exames?

Em alguns casos sim, por isso, evite fumar antes da coleta.

Jejum muito prolongado altera resultados de exame?

Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado, mas a equipe técnica do laboratório poderá ser consultada para avaliar cada caso em particular.

Os exames de sangue só podem ser realizados pela manhã?

Não. Muitos exames não necessitam de jejum, mas os que precisam, podem ser coletados em outros horários desde que seja obedecido um intervalo de jejum recomendado.

Os medicamentos interferem nos exames laboratoriais?

Em alguns casos sim. Por isso é sempre importante informar o nome dos medicamentos em uso aos recepcionistas do Laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só poderá ser feita sob orientação do seu médico. Existem exames que devem ser realizados antes da próxima dose da medicação. Por exemplo: lítio, ácido valpróico, fenitoína e ciclosporina.

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade