Laboratório

Perguntas Frequentes

Geral

É necessário requisição médica para fazer os exames?

Somente convênios, particular não é necessário.

Beber água “quebra” o jejum?

Geralmente não. A água pode ser ingerida na quantidade habitual, a não ser que o médico tenha feito alguma recomendação especial a esse respeito. Raras exceções são feitas para determinadas provas funcionais específicas. Nesse caso, o paciente será informado ao marcar o exame.

Bebidas alcoólicas interferem nos exames de sangue?

Sim, especialmente na determinação dos triglicerídeos e gama-glutamiltransferase (GGT). Por isso, o ideal é não ingerir bebida alcoólica, pelo menos dois dias, antes de fazer o exame.

Com quantos dias de atraso pode ser realizado o teste de gravidez?

A coleta é recomendada de 10 a 15 dias após a fecundação ou com um dia de atraso menstrual.

Como consigo obter o resultado do exame?

O resultado será enviado para o e-mail de cadastro ou o poderá ser visualizado através do nosso site com Login e senha fornecidos no momento do atendimento.

Como realizar a coleta de urina do meu bebê?

O Labchecap disponibiliza um coletor especial para bebês em todas as suas unidades de atendimento.

Fumar antes da coleta de sangue pode interferir nos resultados dos exames?

Em alguns casos sim, por isso, evite fumar antes da coleta.

Jejum muito prolongado altera resultados de exame?

Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado, mas a equipe técnica do laboratório poderá ser consultada para avaliar cada caso em particular.

Os exames de sangue só podem ser realizados pela manhã?

Não. Muitos exames não necessitam de jejum, mas os que precisam, podem ser coletados em outros horários desde que seja obedecido um intervalo de jejum recomendado.

Os medicamentos interferem nos exames laboratoriais?

Em alguns casos sim. Por isso é sempre importante informar o nome dos medicamentos em uso aos recepcionistas do Laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só poderá ser feita sob orientação do seu médico. Existem exames que devem ser realizados antes da próxima dose da medicação. Por exemplo: lítio, ácido valpróico, fenitoína e ciclosporina.

Os resultados são liberados aos fins de semana?

Sim.

Posso obter meu resultado em outros idiomas? Se sim, quais?

Inglês;

Espanhol.

Quais convênios são aceitos para os exames?

Quais exames não precisam de agendamento?

-Anticorpos Neutralizantes;

-Anticorpos Totais;

-Sorologias IgA/IgM e IgG;

-Teste Rápido IgG/IgM.

Quais exames precisam de agendamento?

-Antígeno;

-Detecção por Saliva;

-Genotipagem;

-RT-qPCR.

Quais exames realizamos?

-Anticorpos Neutralizantes;

-Anticorpos Totais;

-Antígeno;

-Detecção por Saliva;

-Genotipagem;

-RT-qPCR Molecular;

-Sorologias IgA/IgM e IgG;

-Teste Rápido IgG/IgM.

Quais exames são feitos por coleta de saliva?

-Detecção por Saliva.

Quais exames são feitos por coleta de sangue?

-Anticorpos Neutralizantes;

-Anticorpos Totais;

-Sorologias IgA/IgM e IgG;

-Teste Rápido IgG/IgM.

Quais exames são feitos por coleta swab nasal?

-Antígeno;

-Genotipagem;

-RT-qPCR.

Quais exames são solicitados pela maioria das companhias aéreas?

Antígeno e RT-qPCR. Você deve consultar a empresa para mais informações sobre o tipo do exame e prazo de resultado exigido.

Qual o prazo de entrega dos resultados?

-Anticorpos Neutralizantes = 04 dias úteis;

-Anticorpos Totais = 03 dias úteis;

-Antígeno = 04 horas*;

-Detecção por Saliva = 48 horas úteis;

-Genotipagem = 08 dias úteis;

-RT-qPCR = 01 dia útil;

-Sorologias IgA/ IgM e IgG = IgA (4 dias úteis) IgG e IgM (01 dia útil);

-Teste Rápido = Até as 20 horas do mesmo dia.

Obs.: O prazo pode ser alterado conforme demanda. O prazo do exame antígeno deve ser confirmado com a unidade de marcação.

Siga o Labchecap nas redes sociais:
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade