De acordo com a Gerente de Qualidade do Labchecap – Laboratório e Imagem, Renata Damasceno, para obter a certificação, a instituição deve manter-se dentro da legislação brasileira, além de ter rotinas e processos de controle de qualidade dos equipamentos, dependências, corpo clínico e do produto final que é o laudo do paciente. Renata afirma ainda que a qualidade da mamografia, norteada por critérios técnicos e clínicos, está diretamente relacionada ao sucesso do diagnóstico do câncer de mama. “Existem estudos afirmativos de que enquanto um exame sem o adequado rigor de qualidade pode apresentar uma sensibilidade de 66%, um perfil mais criterioso em relação ao padrão de qualidade pode elevar a acurácia diagnóstica em 85% a 90% dos casos. Isso possibilita a detecção do tumor antes mesmo de ocorrer acometimento linfonodal”.
Atualmente, o Labchecap realiza uma média de 250 exames por mês. Com o objetivo de proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos pacientes, selos como esse são objetivos da instituição.
Programa de Qualidade de Mamografia
Os programas de garantia de qualidade são essenciais em todos os setores de prestação de serviços. Em 1992, o CBR criou o Programa de Certificação de Qualidade em Mamografia. O selo chancela a acurácia do exame garantindo a todas as partes interessadas a confiança nos resultados. “Com a aprovação do Labchecap nesse programa é possível garantir a credibilidade do serviço prestado ao paciente, evitando transtornos e auxiliando na conquista das certificações”, finaliza Damasceno.