O exame de ressonância magnética (RM) é um dos métodos mais precisos para o diagnóstico de várias condições médicas, desde lesões musculares até doenças neurológicas e câncer. Entre os principais benefícios da RM estão sua capacidade de detectar problemas em estágios iniciais, seu não uso de radiação ionizante e sua alta resolução espacial e de contraste.
Através de atualizações tecnológicas para uso de algoritmos avançados de inteligência artificial nos aparelhos de RM, o Labchecap Setor Imagem mais uma vez sai na frente e proporciona ao paciente maior qualidade das imagens, maior precisão diagnóstica e tempo de exame reduzido.
“A reconstruções de imagem de RM com uso de inteligência artificial permitiu uma redução de até 78% no tempo de exame, o que é extremamente benéfico para todos os pacientes, principalmente aos claustrofóbicos, bem como para crianças e idosos, que tendem a apresentar maior desconforto durante o exame”, esclarece o responsável técnico do setor de imagem, Dr. Valter Ribeiro.
As vantagens dos novos algoritmos de “Deep Learning" vão além da maior velocidade, as imagens adquiridas apresentam maior qualidade e nitidez, além de permitir cortes mais finos de cada estrutura examinada em menor tempo. “O aumento da qualidade de imagem foi muito significativo, a ponto de poder aumentar a precisão no diagnóstico e até mesmo a detecção de mais alterações, que antes não eram passíveis de identificação. Ao aumentar a precisão no diagnóstico e o próprio diagnóstico, consequentemente, pode impactar diretamente no tratamento, conduzindo condutas mais assertivas e melhores desfechos clínicos aos pacientes”, afirma Dr. Valter Ribeiro.
Um exame de ressonância de ombro, por exemplo, antes realizado em entre 10 a 16 minutos, pode agora ser realizado em cerca de 4 a 7 minutos. Exames de coluna, joelho, cotovelo e punho em média duram agora entre 6 a 8 minutos. Tudo isso com ainda mais qualidade de imagem e precisão diagnóstica. Uma verdadeira revolução tecnológica agora disponível para todos os pacientes do Labchecap.