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A Segurança do Paciente: o nosso compromisso com a qualidade

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A Segurança do Paciente: o nosso compromisso com a qualidade

A Segurança do Paciente se dá por meio de ações coordenadas que visam garantir o cuidado em saúde para o paciente desde o momento em que ele ingressa em uma unidade de saúde. Nesse sentido, o setor de qualidade do Labchecap tem um importante papel de assegurar que as metas do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) sejam realizadas, a fim de manter a qualidade de atendimento, segurança e serviços. Para falar melhor sobre o assunto, convidamos a Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente, Cátia Araújo, para esclarecer como funcionam as ações do NSP em nossa organização. Acompanhe a seguir.

1. Como funciona o NSP?

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é composto por uma equipe multidisciplinar, de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e gestores das diversas áreas. Este comitê tem como objetivo promover ações para a gestão de riscos no âmbito da organização. Dentre essas ações a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração entre os setores e fomentar a cultura da segurança na organização, assim como a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos nossos serviços de ponta a ponta. Trimestralmente o setor de Qualidade conduz juntamente com os membros do comitê do NSP uma reunião para analisar criticamente os resultados dos indicadores e propor melhorias. O NSP do Labchecap conta também com um grupo de “Guardiões da Segurança” tendo um guardião em cada unidade como apoio à segurança dos nossos pacientes durante toda sua jornada.

2. Como a Qualidade está inserida na Segurança do Paciente?

A Qualidade do Labchecap é responsável pelo planejamento, organização e controle do NSP. É ela quem conduz a avaliação e monitoramento dos riscos do negócio; acolhe e acompanha os registros dos desvios identificados; analisa criticamente os resultados das auditorias internas realizada nas áreas; conduz a reunião trimestral do NSP; acompanha os planos de ações e suas tratativas e analisa a abrangência e tendências das ocorrências de incidentes junto com os demais membros do comitê.

3. No Labchecap temos o Guardiões da Segurança, pode falar um pouco sobre?

Os guardiões surgiram da ideia de fomentar a cultura da segurança do paciente na organização e ser um ponto focal nas unidades para dar suporte aos pacientes e colaboradores. Foi elaborada uma cartilha onde estabelecemos o papel e responsabilidade dos mesmos. Semestralmente ou na oportunidade de mudança de algum guardião é realizado um treinamento esclarecendo dúvidas capacitando-os para melhor conduzir a segurança do paciente na organização. Nas unidades é possível rapidamente identificar, através de um cartaz personalizado, quem é o guardião da unidade.

4. Você acredita que as metas para eliminação de danos evitáveis têm sido satisfatórias? Por que?

As seis metas internacionais relacionam pontos importantes observados e atendem em grande parte a análise dos riscos nos serviços de saúde. Contudo, observamos que elas devem ser complementadas e ancoradas em outros pontos pertinentes a cada organização e seu contexto para serem mais abrangentes e apropriadas.

5. Quais são as expectativas de melhorias do NSP? Quais medidas estão sendo tomadas para 2024?

Para 2024, temos algumas ações planejadas:

  • Fomentar a cultura da segurança na organização, sensibilizando-a;
  • Incentivar a adoção das práticas seguras de medicamentos;
  • Divulgar de forma ampla os Protocolos de Segurança do paciente;
  • Monitorar os indicadores do NSP e divulgá-los mensalmente nos relatórios de resultados;
  • Estimular todos os colaboradores a registrar os eventos adversos e notificações;
  • Divulgar as mudanças decorrentes das notificações;
  • Realizar o evento da Semana de Segurança do Paciente.

O núcleo de segurança do paciente do grupo Labchecap é um compromisso firmado com a qualidade de atendimento e serviços para os seus pacientes. Por isso, o NSP é tratado dentro da organização como um aspecto prioritário, sendo confiado a um núcleo atuante, qualificado e comprometido.

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