O teste do pezinho é obrigatório a todos os recém-nascidos no Brasil. É um exame de triagem neonatal, feito a partir da coleta de sangue, que contribui para a detecção de até 50 tipos de doenças que podem influenciar no desenvolvimento físico, motor e neurológico do bebê.
Além de favorecer o diagnóstico precoce de doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, a triagem contribui para o tratamento e minimização das complicações decorrentes dessas doenças antes mesmo das primeiras manifestações clínicas, que podem ser assintomáticas no período neonatal. O diagnóstico auxilia na adoção precoce de medidas preventivas que influenciam na qualidade de vida e bem estar das crianças.
O teste é obrigatório no Brasil desde 1992 e o ideal é que seja feito na primeira semana de vida do bebê, entre o 2º e 5º dia de vida, sempre após 48 horas da primeira amamentação / alimentação. O exame pode ser realizado até os primeiros 30 dias de nascimento.
Tipos de teste
O tipo mais comum é o básico, que contempla a triagem de 6 tipos de doença, como :
- Fenilcetonúria,
- Hipotireoidismo congênito,
- Fibrose cística,
- Hemoglobinopatias (doenças de sangue, como a anemia falciforme),
- Hiperplasia adrenal congênita; e
- Deficiência de biotinidase.
Além dele, há o tipo ampliado, que pode analisar até 50 patologias, conforme indicação do médico:
- Galactosemia, quando o organismo da criança não metaboliza os alimentos ingeridos;
- Deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenase (G-6-PD);
- Toxoplasmose congênita;
- Aminoacidopatias;
- Distúrbios do ciclo da ureia;
- Distúrbio dos ácidos orgânicos; e
- Distúrbios da oxidação dos ácidos graxos.
Os testes podem ser realizados pela rede particular e pública de saúde, sendo que o SUS só contempla o perfil básico. Os exames são feitos na maternidade, após o nascimento do bebê, ou nos laboratórios de análises clínicas. Há, ainda, a opção de coleta domiciliar, um serviço pensado para atender as famílias que preferem o atendimento na comodidade do lar.
Coleta e resultado
A coleta do sangue é feita a partir de uma leve punção no calcanhar dos recém-nascidos. O sangue é coletado em papel filtro e enviado para análise. O tempo para processamento do exame pode variar. No Labchecap, o laudo é emitido em até 8 dias.
Há casos em que é necessária uma nova coleta de reavaliação. Esse resultado liberado deverá ser avaliado ao médico neonatologista ou pediatra do bebê, que poderá solicitar exames complementares, quando necessário.
Você poderá se interessar por:
*Orientações do Labchecap para o teste do pezinho