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Segurança do Paciente no Labchecap: cuidado, qualidade e segurança

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Segurança do Paciente no Labchecap: cuidado, qualidade e segurança

Durante as comemorações da Semana da Segurança do Paciente no mês de setembro, realizamos a posse oficial da nova Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Adenilde Andrade, no Dia Mundial da Segurança do Paciente. Com mais de 30 anos de experiência, Adenilde é enfermeira especialista em gestão hospitalar e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Operações do Grupo Labchecap. 

O momento contou com a presença de Carla Maisk, Gerente de Pessoas e uma das anfitriãs do evento; Eric da Silva, gerente Comercial; Cristiana Vidal, gerente de Suprimentos; Euder Oliveira, Head de Finanças, além de colaboradores e os novos Guardiões da Segurança que foram nomeados e credenciados durante a cerimônia. Cátia Araújo, Gerente da Qualidade e ex-presidente do NSP, também esteve presente para a passagem de bastão e para o seu credenciamento como guardiã da segurança, a fim de agregar com qualidade a segurança do núcleo.

No encerramento do primeiro dia, conversamos com Adenilde que compartilhou suas perspectivas para o novo momento do Núcleo de Segurança do Paciente do Labchecap, sob o seu comando. Vem conferir!

1.    Quais são as suas expectativas para essa nova fase do Núcleo de Segurança do Paciente?

A expectativa para a nova gestão do Núcleo de Segurança do Paciente é promover avanços significativos na cultura de segurança, com foco na inovação, no fortalecimento dos processos assistenciais e na integração das equipes multiprofissionais. Busca-se ampliar as práticas de cuidado centrado no paciente, garantir a adesão às metas internacionais de segurança e consolidar resultados que reflitam maior qualidade, eficiência e humanização na assistência.

2.    Quais são as principais metas do Núcleo de Segurança do Paciente?

As principais Metas Internacionais do Núcleo de Segurança do Paciente

  •  Identificação correta do paciente 

Garantir que cada paciente seja identificado de forma única antes de qualquer procedimento, exame ou administração de medicação.

  • Melhoria da comunicação efetiva

Garantir a transmissão correta de informações críticas entre profissionais e equipes, especialmente em mudanças de turno ou transferências.

  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos

Reduzir erros de medicação por meio de protocolos, dupla checagem e uso de tecnologias de apoio.

  • Cirurgia segura e prevenção de eventos adversos

Garantir protocolos de segurança cirúrgica, incluindo checklist pré-operatório e confirmação do procedimento correto.

  • Redução do risco de infecções relacionadas à assistência à saúde

Implementar práticas de higiene, precauções padrões e monitoramento de infecções hospitalares.

  •  Prevenção de quedas e lesões em pacientes

Avaliar risco de quedas e adotar medidas preventivas individuais.

3.    Qual é a configuração do NSP e quais são os objetivos para esse período?

O Núcleo é composto pela presidência e vice-presidência, atualmente ocupados por mim e por Agatha Porto respectivamente; além dos Guardiões da Segurança, que são os membros responsáveis por multiplicar e assegurar as proposições do NSP nas unidades.

Os objetivos do NSP para o período são: 

  • Fortalecer a cultura de segurança em toda a instituição, estimulando a participação ativa de gestores, profissionais de saúde, equipe administrativa.  
  • Promover a prevenção de eventos adversos, com foco na identificação, análise e tratamento dos riscos assistenciais.
  • Garantir a implementação das metas internacionais de segurança do paciente, assegurando protocolos padronizados e monitorados.  

4.    Cuidar de quem cuida é o tema da Semana da Segurança do Paciente 2025 do Labchecap. Qual o impacto de cuidar de quem cuida em nossa Instituição?

O tema “Cuidar de quem cuida” reflete o compromisso da instituição com a saúde, bem-estar e motivação das equipes de trabalho, reconhecendo que profissionais saudáveis e valorizados são essenciais para a qualidade e segurança do cuidado ao paciente.

Os impactos na nossa instituição incluem:

1.    Melhoria da segurança do paciente

o    Profissionais mais motivados, atentos e descansados reduzem erros e eventos adversos.

2.    Fortalecimento da cultura de segurança

o    Ao cuidar de quem cuida, reforçamos a importância de práticas seguras, ética e humanização em todos os processos.

3.    Valorização e engajamento da equipe

o    Incentivar o cuidado com o colaborador aumenta a satisfação, retenção e produtividade da equipe.

4.    Redução de estresse e burnout

o    Programas de apoio, capacitação e bem-estar ajudam a prevenir esgotamento físico e emocional.

5.    Melhoria contínua da qualidade assistencial

o    Profissionais com suporte adequado conseguem focar melhor no paciente, garantindo atendimento humanizado e seguro.

5.    Os colaboradores recebem capacitação periódica com as atualizações do NSP?

Sim, os colaboradores do Labchecap recebem capacitação periódica sobre segurança do paciente, incluindo todas as atualizações promovidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Essas formações têm como objetivo garantir que toda a equipe esteja alinhada às melhores práticas, aos protocolos institucionais e às metas internacionais, promovendo um cuidado seguro, humanizado e de qualidade para todos os pacientes.

6.    Quais as novas medidas de segurança do paciente propostas pelo NSP neste ano 2025?

Em 2025, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) implementou novas medidas para aprimorar a segurança do paciente. Essas atualizações têm como objetivo fortalecer a gestão de riscos, melhorar a conformidade com protocolos e promover uma cultura de segurança mais robusta. Dentre as medidas propostas pelo NSP em 2025 estão: 

  • Atualização no Formulário de Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente
    O formulário eletrônico foi aprimorado para facilitar o preenchimento pelos NSPs.
  • Adoção de Indicadores de Conformidade
    Foram introduzidos indicadores para avaliar a adesão aos protocolos de segurança do paciente, como a conformidade na avaliação do risco 6 a fim de alcançar o nível de conformidade aceitável.
  • Monitoramento Regular de Indicadores de Processo
    Alinhado ao núcleo gestor Labchecap, o setor da Qualidade, conduzido pela gerente Cátia Araújo, realiza o monitoramento e avaliação de indicadores através da coleta em plataformas internas de maneira periódica. 
  • Notificação de Incidentes e Eventos Adversos
    Curso preparatório com consultoria externa para elaboração dos Planos de Ação e Melhoria Contínua, voltado para as lideranças.

Ao cuidar de quem cuida, acreditamos que continuaremos oferecendo o melhor da saúde diagnóstica para os nossos pacientes. 

 

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