A Diabetes é decorrente de deficiência ou resistência à ação da insulina nos tecidos periféricos, ou ambos, que tem em comum hiperglicemia e complicações crônicas.
Aproximadamente 8% da população de 30-70 anos, tem diabetes tipo 1 que ocorre em crianças a adultos jovens, na maioria das vezes é autoimune, ou seja, passa a produzir anticorpos contra as células produtoras de insulina. Corresponde a menos de 10% dos diabéticos. A diabete tipo 2 ocorre mais em adultos, a maioria tem obesidade, principalmente do tipo abdominal e fatores como sedentarismo, má alimentação, estresse e histórico familiar da doença contribuem para seu surgimento. SINTOMAS Diabetes tipo 1: De modo geral 95% apresentam deficiência de insulina seguido de perda de peso, fome, necessidade de beber muita água e urinar.
Diabetes tipo 2: Pode-se levar anos sem saber da sua existência, pois nem sempre os sintomas são clássicos. Às vezes chegam já com sintomas de retinopatia, impotência, pé diabético. Existem outros tipos de diabetes que surgem decorrentes de outras doenças como diabetes gestacional, portadores de pancreatite crônica alcoólica, excesso de corticoides; tumores produtores hormonais etc.
FATORES DE RISCO: Sedentarismo, Tabagismo, Obesidade central ou abdominal, Dieta não saudável e estresse. Realizar dieta saudável, fazer exercícios físicos e deixar de fumar são alguns dos fatores que podem modificar a história do diabetes em um individuo.