Para se ter uma ideia, somente em 2017 o Brasil registou mais de 200 mil casos de dengue, 180 mil casos de febre chikungunya e 16 mil casos de zika. Juntas, essas doenças foram responsáveis por quase 300 óbitos. Essa incidência foi menor do que a registrada em 2016, quando o país atravessou uma tríplice epidemia. Apesar da redução, esses números chamam atenção. Outro fator que aumenta a preocupação é a recente associação do vírus Zika a complicações neurológicas em adultos e a microcefalia em recém-nascidos.
Além da transmissão pelo mesmo vetor, as arboviroses apresentam sintomas parecidos, como dor de cabeça, dor no corpo, náusea e febre, o que tem dificultado a confirmação clínica. Por isso, para um diagnóstico preciso, devem ser feitos exames sorológicos individualizados e de biologia molecular (PCR). Enquanto o primeiro detecta a presença de anticorpos IgG e IgM, o de biologia molecular detecta o ácido ribonucleico (RNA) do vírus.
O Labchecap – Laboratório e Imagem realiza teste para detecção dessas arboviroses. A coleta é realizada em todas as unidades e os exames são processados no setor de Imunologia Especializada, o que garante a maior confiabilidade e precisão dos resultados.
Você poderá se interessar por:
*Saiba a diferença dos sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika
*Clique aqui para fazer o agendamento do seu exame no Labchecap