Algumas vacinas, como a BCG, a Tríplice e Tetra Viral além de protegerem contra as meningites bacterianas, doença grave e que frequentemente causa surtos e epidemias, também previnem contra a meningite tuberculosa e algumas meningites virais.
No Brasil, as vacinas para proteção contra a meningite meningocócica são encontradas na rede pública e na particular, como o Labchecap.
Enquanto a rede pública disponibiliza a imunização para o meningococo do tipo C, no Labchecap, além do tipo C, há a vacina meningocócica contra o tipo B e a meningocócica conjugada ACWY, que protege contra os quatro grupos.
Conheça os sintomas, tratamento e formas de prevenção da Meningite
O tipo mais comum é o viral, mas também há ocorrência de meningites bacteriana (considerada mais grave) ou causada por fungos e a meningite tuberculosa. O tratamento ocorre com a pessoa internada e pode variar de acordo com o agente etiológico.
A meningite é transmitida pelo contato entre as pessoas, através de secreções. Seus principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, enjoos, vômito, rigidez de nuca, e em alguns casos pode ocorrer manchas vermelhas na pele e fotofobia.