Pensando nisso, o Labchecap selecionou alguns questionamentos recorrentes sobre a vacina da gripe e conversou com a médica infectologista Ceuci Nunes sobre o assunto. Ela esclareceu as principais dúvidas relacionadas ao tema. Confira:
Labchecap: Porque é preciso tomar a vacina contra a gripe todos os anos?
Ceuci Nunes: Para garantir a proteção para os vírus circulantes naquele ano. A vacina pode ter sua composição alterada de um ano para outro visando cobrir os vírus que apareceram com mais frequência no ano anterior. Além disso, a proteção começa a declinar após os seis meses da vacina. Após 12 meses a proteção não está assegurada.
Labchecap: Posso gripar depois de tomar a vacina?
Ceuci Nunes: A vacina protege contra os tipos mais frequentes da doença e por ser composta por partículas virais inativadas, não causa gripe. Nos períodos de maior circulação do vírus, algumas pessoas se vacinam quando já estão na fase de incubação da doença. Como leva um tempo até que organismo reaja à vacina, não há tempo de resposta imunológica e, por isso, gripam. Outra coisa é as pessoas confundirem gripe com resfriado, sendo que a vacina não protege para resfriados que são casos mais brandos e causados por diversos outros vírus.
Labchecap: Quais os benefícios da vacina? Sua eficácia é comprovada?
Ceuci Nunes: Estudos indicam que a vacina contra a gripe reduz as complicações dos casos graves, internações e até mesmo óbitos. A estimativa é de que a imunização reduza de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe e de 32% a 45% o número de internações por pneumonias.
Labchecap: A pessoa fica protegida imediatamente depois de tomar a vacina?
Ceuci Nunes: Não. O tempo médio para que comece a produzir resposta imunológica é de 10 a 15 dias. Por isso é recomendado que a vacina seja tomada antes do período de maior circulação dos vírus.
Labchecap: Quais os tipos de vacina contra a gripe?
Ceuci Nunes: Existe a vacina quadrivalente, que é composta por quatro vírus da gripe, e a trivalente. Ambas podem ser tomadas por crianças e adultos. Enquanto a quadrivalente contém dois vírus influenza A (H1N1 e o H3N2) e dois da influenza B, a trivalente imuniza contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B. Portanto a vacina quadrivalente tem a proteção mais ampliada.
Labchecap. Segurança e proteção mais do que perto, do seu lado.