Notícias

12h07

Tire suas dúvidas sobre vacina da gripe com a infectologista Ceuci Nunes

Estamos no período do ano de maior circulação do vírus da gripe e a medida mais eficaz de prevenção contra a doença é através da imunização,...

Compartilhe
Tamanho do Texto
Tire suas dúvidas sobre vacina da gripe com a infectologista Ceuci Nunes

Estamos no período do ano de maior circulação do vírus da gripe e a medida mais eficaz de prevenção contra a doença é através da imunização, um assunto que costuma despertar dúvidas.

Pensando nisso, o Labchecap selecionou alguns questionamentos recorrentes sobre a vacina da gripe e conversou com a médica infectologista Ceuci Nunes sobre o assunto. Ela esclareceu as principais dúvidas relacionadas ao tema. Confira:

Labchecap: Porque é preciso tomar a vacina contra a gripe todos os anos?

Ceuci Nunes: Para garantir a proteção para os vírus circulantes naquele ano. A vacina pode ter sua composição alterada de um ano para outro visando cobrir os vírus que apareceram com mais frequência no ano anterior. Além disso, a proteção começa a declinar após os seis meses da vacina. Após 12 meses a proteção não está assegurada.

Labchecap: Posso gripar depois de tomar a vacina?

Ceuci Nunes: A vacina protege contra os tipos mais frequentes da doença e por ser composta por partículas virais inativadas, não causa gripe. Nos períodos de maior circulação do vírus, algumas pessoas se vacinam quando já estão na fase de incubação da doença. Como leva um tempo até que organismo reaja à vacina, não há tempo de resposta imunológica e, por isso, gripam. Outra coisa é as pessoas confundirem gripe com resfriado, sendo que a vacina não protege para resfriados que são casos mais brandos e causados por diversos outros vírus.

Labchecap: Quais os benefícios da vacina? Sua eficácia é comprovada?

Ceuci Nunes: Estudos indicam que a vacina contra a gripe reduz as complicações dos casos graves, internações e até mesmo óbitos. A estimativa é de que a imunização reduza de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe e de 32% a 45% o número de internações por pneumonias.

Labchecap: A pessoa fica protegida imediatamente depois de tomar a vacina?

Ceuci Nunes: Não. O tempo médio para que comece a produzir resposta imunológica é de 10 a 15 dias. Por isso é recomendado que a vacina seja tomada antes do período de maior circulação dos vírus.

Labchecap: Quais os tipos de vacina contra a gripe?

Ceuci Nunes: Existe a vacina quadrivalente, que é composta por quatro vírus da gripe, e a trivalente. Ambas podem ser tomadas por crianças e adultos. Enquanto a quadrivalente contém dois vírus influenza A (H1N1 e o H3N2) e dois da influenza B, a trivalente imuniza contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B. Portanto a vacina quadrivalente tem a proteção mais ampliada.

Labchecap. Segurança e proteção mais do que perto, do seu lado.

 

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade