A consulta com o cardiologista é o momento em que o médico irá avaliar a saúde do seu coração. Muitas pessoas recorrem ao profissional depois de apresentar algum problema, no entanto, a avaliação cardiológica deve fazer parte da rotina das pessoas. A prática contribui para a detecção e diagnóstico precoce de doenças.
De acordo com o cardiologista e ecocardiografista Bruno Leite, a partir dos 50 anos, homens e mulheres devem fazer ao menos uma visita por ano ao cardiologista. Ele explica que quanto mais cedo detectada uma doença, maior a chance de cura ou melhora do prognóstico.
O momento do check-up cardiovascular contribui para a avaliação do coração e do risco de desenvolvimento de doenças, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto do miocárdio, problemas de circulação e entupimento de vasos cervicais.
Se interessou pelo assunto? Confira a entrevista abaixo com o Dr. Bruno Leite.
Labchecap: Homens e mulheres apresentam o mesmo risco de desenvolver uma doença cardíaca?
Bruno Leite: A avaliação cardiovascular deve ser feita por homens e mulheres. De maneira estatística, as mulheres mais jovens tem menos propensão às doenças cardíacas. Mas, a partir dos 40 anos, o risco global de desenvolvimento de doenças cardíacas, tanto em homens quanto em mulheres, igualam. Por isso a importância de todos frequentarem o especialista e fazer o acompanhamento.
Labchecap: Essa orientação vale para todas as pessoas?
Bruno Leite: Não. Os pacientes que apresentam algumas comorbidades, como diabetes e hipertensão, devem começar a fazer esse acompanhamento antecipado. Além deles, pacientes que apresentem sintomas ou já tenham alguma doença diagnosticada devem fazer o acompanhamento conforme orientação profissional.
Labchecap: Como é feita uma avaliação cardiológica?
Bruno Leite: No primeiro momento é realizada a anamnese. Durante a conversa, são analisados históricos da família, hábitos ao longo da vida e possíveis sintomas. Em seguida, é realizado o exame físico, que nos permite avaliar se há alguma alteração de pressão arterial, a frequência cardíaca e pulso. Tanto a anamnese quantos os exames físicos contribuem para o levantamento do risco global cardiovascular do paciente: o risco de ele vir a sofrer alguma doença cardiovascular no futuro.
Labchecap: Quais os exames que auxiliam no diagnóstico de uma doença cardiovascular?
Bruno Leite: São essenciais a anamnese, o exame físico e os chamados exames complementares, como o eletrocardiograma, que fornece informações sobre o funcionamento do coração; o raio-x do tórax, que permite ver o tamanho do coração; o ecocardiograma, que permite avaliar tanto a estrutura quanto o funcionamento do coração; e o teste ergométrico, que permite avaliar o comportamento do órgão durante o esforço. O médico também poderá solicitar outros exames, conforme for identificada a necessidade.
Consulte o seu médico e conte com o Labchecap para manter a sua saúde em dia. Faça seus exames de imagem nas unidades Cabula, Paulo VI e Salvador Shopping. Qualidade e precisão para o seu resultado. Agende o seu exame.