Conhecer a própria constituição genética permite otimizar a saúde e fortalecer a resistência muscular
No dia a dia, é comum existir mais afazeres do que tempo disponível para dar conta da agenda. Entre as obrigações do trabalho e da casa, ainda é preciso estar atento a uma importante área: a saúde. Como fazer, então, para, nessa matemática da vida, aperfeiçoar os resultados referentes à dieta e ao desempenho em atividades físicas?
A resposta está em uma atitude simples - conhecer a própria constituição genética, a qual influencia de maneira relevante na forma como metabolizamos os alimentos que ingerimos e a nossa reação aos estímulos de treinamentos físicos.
Ajustar a dieta em função da genética auxilia no combate de desenvolvimento de doenças e evita alterações que causam mal-estar. Em se tratando de rendimento esportivo, resultado da contribuição e interação de muitos fatores a exemplo de ambientais e genéticos, a influência está nas diferenças individuais de traços importantes como a força muscular, resistência, suscetibilidade a lesões e outros.
Trata-se de uma maneira assertiva de prevenção e cuidado com o seu corpo, pois, permite ajustar a alimentação e o treinamento de acordo com os objetivos de forma personalizada; além de conhecer a predisposição a possíveis traumas presentes em quem prática atividades físicas.
Outro ponto importante é realização de exames periódicos que possibilitem também acompanhar como o organismo está reagindo em casos de nova rotina alimentar e de exercícios. Não deixe de consultar seu médico e seguir as orientações.