Notícias

12h07

Exames de imagem para atividades físicas de alto impacto

Dr. Lucas Gama, radiologista e responsável técnico de imagem do Labchecap, responde as principais dúvidas.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Exames de imagem para atividades físicas de alto impacto

Dr. Lucas Gama, radiologista e responsável técnico de imagem do Labchecap, responde as principais dúvidas 

Na correria do dia a dia, um dos nossos principais aliados para manter a qualidade de vida e o corpo ativo é a prática de atividade física. Com os treinamentos de alto impacto em evidência, surgem dúvidas em relação aos melhores tipos de exames de imagem em caso de lesões. Conversamos sobre o tema com o radiologista Dr. Lucas Gama Lobo.  Confira a entrevista!

Labchecap - O que são os esportes de impacto/treinamento funcional de alta intensidade?

Dr. Lucas Gama - São programas de treinamento que focam na realização dos chamados exercícios funcionais e fazem um recrutamento universal da musculatura através de diversos movimentos como agachamento, pulo, remada, etc. Tem como objetivo preparar o atleta/aluno em todos os domínios da aptidão física não ficando restrito aos domínios específicos, a exemplo da hipertrofia muscular ou condicionamento cardiovascular. O mais popular treinamento funcional de alta intensidade é o crossfit, e existe também o sealfit (treinamento desenhado para a marinha americana muito parecido com o crossfit).

Labchecap - Quais são os benefícios deste tipo de exercício?

Dr. Lucas Gama - De uma maneira geral, como outros tipos de atividade física, a prática do crossfit está relacionada à melhora do risco cardiovascular, redução da taxa de obesidade e a melhora da motivação e satisfação pessoal. Falando especificamente do crossfit, o que vemos no atleta, além dos benefícios já falados, é uma melhora substancial nos domínios trabalhados pela técnica: condicionamento cardiovascular, força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, velocidade, agilidade, acurácia etc.

Labchecap - Quais são os riscos relacionados a esta prática esportiva? O crossfit acarreta maior risco do que outras atividades esportivas?

Dr. Lucas Gama - Não existe hoje evidência de qualidade na literatura na qual associe o crossfit ou outros esportes similares ao maior risco de lesões do sistema musculoesquelético. O que ocorre é que, pela própria natureza da atividade, são realizados movimentos rápidos, repetitivos e com alta intensidade, muitas vezes sem recuperação adequada entre séries ou entre os treinos, por vezes sem supervisão adequada. Essa sobrecarga leva à fadiga precoce, menos resistência e execução inadequada dos movimentos propiciando o aparecimento de lesões. Outro fator que aumenta o risco de lesões é a progressão da carga de treino não monitorada e não customizada individualmente. Portanto, o problema não é a atividade física em si, mas a prática inadequada e a falta de monitoração individual do aluno/atleta.

Labchecap - Quais são as principais lesões associadas com o crossit e quais áreas do corpo estão mais suscetíveis?

Dr. Lucas Gama - O ombro e a coluna lombar são os sítios mais afetados, seguidos pelo cotovelo e punho. Lesões comuns são as lesões musculares traumáticas, lesões labrais, lesões de cartilagem e fraturas por estresse.

Labchecap - Antes de iniciar a prática de atividade esportiva, o que devo fazer para me proteger? Isso vale para crianças e idosos?

Dr. Lucas Gama - A sociedade brasileira de cardiologia recomenda que qualquer pessoa, seja ela atleta, adulto ou criança, deve passar por uma avaliação médica antes do início de qualquer atividade física com o intuito de detectar fatores de risco como doenças cardiovasculares, arritmias, doenças pulmonares ou do sistema musculoesquelético. No caso de pacientes interessados em atividades competitivas ou de alta intensidade, é recomendável uma avaliação por médico com titulação em medicina esportiva.

Labchecap - Pacientes que realizam esportes de alta intensidade devem ser submetidos aos exames de imagem de rotina?

Dr. Lucas Gama - Não existe o benefício comprovado de que a realização periódica de exames de imagem previna o aparecimento de lesões relacionadas com a prática deste esporte. O mais importante é que o indivíduo realize esportes de forma adequada e com acompanhamento de um educador físico.

Labchecap - Quais exames de imagem podem ajudar no diagnóstico das lesões associadas aos esportes de alta intensidade?

Dr. Lucas Gama - Importante salientar que qualquer pessoa que comece a sentir algum desconforto relacionado com atividade física deve procurar atendimento médico. Este avaliará a necessidade do afastamento temporário de determinada atividade e realização de exames de imagem.

Contamos com um arsenal completo de exames para o diagnóstico de lesões do sistema musculoesquelético. A radiografia é um método que permite a avaliação da estrutura óssea e detecção de fraturas. O ultrassom pode detectar lesões musculares, dos tendões, etc. A ressonância magnética é o método mais completo e além de detectar todas as alterações previamente ditas, oferece uma avaliação detalhada das estruturas de dentro da articulação como ligamentos, cartilagem, detecção de hérnias que não são detectados por outros métodos.

Labchecap - Idosos podem praticar esportes de alta intensidade?

Dr. Lucas Gama – Sim, desde que tenham tido liberação médica prévia. O treino de alta intensidade tem efeito benéfico no aumento do tônus e força muscular, importante para o indivíduo idoso na manutenção da postura, massa óssea e na prevenção da sarcopenia. Como falado previamente, esse deve ser monitorado por um educador físico de forma individualizada.

Quer agendar seu exame de  imagem?  Agilize o atendimento clicando aqui!

Labchecap, mais do que perto, do seu lado.

 

Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade