Notícias

12h07

Câncer de mama: tire as principais dúvidas

Em outubro, todos anos, empresas e instituições se voltam para a conscientização sobre a segunda causa de morte mais comum entre as mulheres brasileira,...

Compartilhe
Tamanho do Texto
Câncer de mama: tire as principais dúvidas

Em outubro, todos anos, empresas e instituições se voltam para a conscientização sobre a segunda causa de morte mais comum entre as mulheres brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de Mama. Trata-se da campanha Outubro Rosa. Atentos a essa demanda importante e urgente, durante este mês, o Labchecap promoveu ações para atender esse público e ampliar a rede de prevenção. Com o intuito de responder as principais dúvidas sobre o câncer de mama, convidamos a médica radiologista, dra. Lucila Peixoto, para um bate-papo. Confira a seguir!

Labchecap: O que é câncer de mama?

Dra. Lucila Peixoto: Câncer de mama é o crescimento e multiplicação anormal e descontrolada de células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo e também é a principal causa de morte por câncer nas mulheres no Brasil.

Labchecap: Quais são os sinais e sintomas?

Dra. Lucila Peixoto: O câncer de mama é com frequência uma doença silenciosa. Quando sintomático, a principal manifestação é o nódulo mamário palpável. Outros sinais menos frequentes que também podem estar relacionados são: mudança da coloração ou da textura cutâneas (pele avermelhada; aspecto de casca de laranja), descamação da pele ou do mamilo, ferida que não cicatriza, saída de secreção pelo mamilo, nódulo na axila.

Labchecap: Quais são as indicações para a prevenção?

Dra. Lucila Peixoto: Adotar hábitos saudáveis de vida nos auxiliam na prevenção do câncer, inclusive o de mama. Alimentação equilibrada dando preferência a vegetais e frutas, evitando alimentos processados e embutidos, atividade física regular, não consumir bebida alcoólica e não fumar, são fatores de proteção para o câncer de mama.

Labchecap: O que aumenta o risco?

Dra. Lucila Peixoto: Obesidade, tabagismo, alcoolismo e exposição à radiação ionizante são fatores que aumentam risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Maior idade, menarca precoce (<12 anos), menopausa tardia (>55 anos), nuligesta ou primeira gestação em idade >30 anos,  ter parentes de primeiro grau (mãe, irmã, filha) que tiveram câncer de mama, antecedente pessoal de câncer de mama ou lesões mamárias precursoras (hiperplasia lobular atípica, carcinoma lobular in situ, hiperplasia ductal atípica), e mutações genéticas (BRCA 1, BRCA 2, pT53, pTEN) também estão relacionados a um maior risco para o câncer de mama.

Labchecap: Qual a importância da detecção precoce?

Dra. Lucila Peixoto: Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. Câncer de mama diagnosticado em estágio inicial tem até 95% de chance de cura. Além disso, a doença em estágio precoce também pode ser tratada de forma menos agressiva e menos mutilante. E o mais importante, o diagnóstico precoce possibilita redução da mortalidade, ou seja, menos mulheres morrerão pelo câncer de mama.

Labchecap: Quais os exames de imagem indicados para a detecção?

Dra. Lucila Peixoto: O único exame de imagem que tem comprovação científica na redução da mortalidade no rastreamento do câncer de mama é a mamografia. Existem outros métodos de imagem que também avaliam a mama, como ultrassonografia e ressonância magnética, que devem ser utilizados em casos específicos.

Labchecap: Qual a idade indicada para o exame?

Dra. Lucila Peixoto: De acordo com as sociedades médicas brasileiras (CBR, SBM, FEBRASGO), a recomendação é que todas as mulheres a partir dos 40 anos devem realizar mamografia anualmente. A ultrassonografia mamária pode ser realizada de forma complementar naquelas mulheres que possuem mamas densas. A ressonância magnética das mamas deve ser realizada conjuntamente com a mamografia naquelas pacientes que possuem alto risco para desenvolver o câncer de mama.

Prevenção - Mais do que perto, o Labchecap está do seu lado a favor da prevenção e da saúde. Faça consultas periódicas e mantenha seus exames laboratoriais e de imagem em dia. Tem mais alguma dúvida sobre o câncer de mama? Fale conosco em nossos  canais de comunicação: site, Instagram e Facebook.

 

 

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade