Notícias

12h07

Exames de Imagem auxiliam no diagnóstico da COVID-19

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Ministério da Saúde estabelece através do Protocolo de Manejo Clínico para a Covid-19, que o diagnóstico para a doença depende da investigação clínico-epidemiológica e do exame físico, confirmado mediante teste laboratorial para identificação do vírus.

Para o órgão, indivíduos que apresentam sintomas que podem variar desde uma dor de cabeça à uma pneumonia severa, a Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG é a complicação mais comum de 17 a 29% dos casos. É neste ponto que entra a importância dos exames de imagem, principalmente a radiografia e a tomografia computadorizada (TC), que detectam a extensão da lesão a nível pulmonar dos pacientes enfermos.

Em entrevista com Dr. Lucas da Gama Lobo (CRM 16202), é explicado que ainda não existem estudos detalhados que sustentem que a extensão de acometimento pulmonar detectado nos exames de imagem pode influenciar na evolução clínica da doença. “O grau da doença pulmonar detectado pela tomografia computadorizada do tórax, tem se mostrado um importante auxílio para os médicos na escolha de que tratamento adotar, como por exemplo, se existe necessidade de acompanhamento em UTI, necessidade de intubação, e até mesmo internação”, afirma.

É importante salientar que os testes sorológicos e o teste molecular RT-PCR, permanecem como os únicos métodos específicos para o diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus. Dr. Lucas Lobo reforça que, como exemplo, a pneumonia pode ser detectada com o uso da tomografia computadorizada de tórax de forma antecipada, e pelo raio-x de tórax mais tardiamente, sendo que a tomografia possui maior sensibilidade para a detecção precoce de complicações pulmonares.

“Os aspectos de imagem da infecção pela Covid-19 não são específicas e se sobrepõem ao de outras infecções agudas mais comuns como influenza e H1N1. É indispensável que os métodos de imagem sejam usados como uma ferramenta auxiliar no diagnóstico e tratamento dos pacientes”, complementa.

Segurança dos Exames de Imagem no Labchecap

Dr. Lucas Lobo afirma que tanto o raio-x quanto a tomografia computadorizada de tórax são exames bastante seguros. “Para a avaliação da Covid-19 não há necessidade de utilização do contraste.

Utilizamos um protocolo com baixa dose de radiação e após utilização em paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 a sala e o equipamento utilizados passam por um processo de desinfecção de acordo com as normas do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. No Labchecap, possuímos um fluxo específico para esses pacientes, que ficam isolados, visando reduzir ao máximo a chance de transmissão da doença”, declara.

A diferença entre radiografia e a tomografia computadorizada, é que a primeira, detecta a complicação pulmonar em um estágio mais avançado e potencialmente mais grave da doença, já a tomografia detecta o estágio inicial.  Dr. Lucas indica que os exames de imagem para diagnóstico da Covid-19 são reservados para pacientes sintomáticos e/ou internados. “Não existe contraindicação para a realização desses exames que devem ser realizados o mais breve possível nos casos sintomáticos (febre, falta de ar, etc.). Não existe indicação de realização em pacientes sem sintomas (assintomáticos)”, conclui.

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade