Notícias

12h07

Manifestações atípicas da Covid-19

Compartilhe
Tamanho do Texto
Manifestações atípicas da Covid-19

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identifica a febre, tosse seca e cansaço, como os sintomas mais comuns da Covid-19. Ainda segundo a OMS, a maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar.

Cerca de 1 em cada 5 pessoas que têm Covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos e pulmonares, diabetes ou câncer, têm maior risco de desenvolver doenças graves. No entanto, qualquer pessoa pode contrair o novo coronavírus e ficar gravemente doente.

De acordo com o médico Lucas da Gama Lobo (CRM 16202), a maioria dos pacientes com Covid-19 apresentam sintomas de uma síndrome gripal. “Uma série de sintomas menos característicos foram descritos e estes incluem sintomas do trato gastrointestinal como diarreia, vômitos, dor abdominal, enjoo e perda do apetite, sintomas oculares como conjuntivite e manifestações dermatológicas que incluem manchas avermelhadas na pele e lesões parecidas com a que temos com a catapora. Estes sintomas são atípicos e podem simular outras doenças virais mais conhecidas”, afirma Dr. Lucas.

Quando procurar um médico?

A OMS indica que pessoas com sintomas menores, como tosse leve ou febre leve, não têm a necessidade de procurar atendimento médico. O recomendado é que fique em casa, se isole e monitore os sintomas, seguindo as orientações nacionais sobre auto-isolamento. Doutor Lucas indica procurar ajuda em sintomas de alerta que incluem: falta de ar, sangue nas fezes e diarreia persistente com desidratação.

E ainda ressalta, “É importante destacar que principalmente os sintomas do trato gastrointestinal, podem ser os únicos sintomas associados com a Covid-19. Eles podem se manifestar em qualquer fase da doença e podem estar associados aos sintomas gripais mais comuns. Não existe como diferenciar se os sintomas atípicos são relacionados a Covid-19 ou alguma outra infecção viral. Se existe a suspeita clínica, deve-se realizar o teste RT-qPCR”.

Lista de Sintomas

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos possui uma lista que não inclui todos os sintomas possíveis, mas continua sendo atualizado à medida que obtém mais conhecimento sobre a Covid-19. O CDC informa que os sintomas podem aparecer entre 02 e 14 dias após a exposição ao vírus. Além disso, reforça que qualquer pessoa pode ter sintomas leves a graves. Confira:

- Febre ou calafrios; - Tosse; - Falta de ar ou dificuldade em respirar; - Fadiga; - Dores musculares ou corporais; - Dor de cabeça; - Nova perda de paladar ou olfato; - Dor de garganta; - Congestão ou coriza; - Náusea ou vômito; - Diarreia.

Medidas Preventivas

De acordo com Dr. Lucas, não é possível saber ao certo se essa lista de sintomas pode aumentar, pois estamos ainda aprendendo o comportamento deste vírus. “A cada dia, novos sintomas são descobertos e o número de complicações aumenta. Com o crescimento do número de infectados a tendência é o aparecimento de sintomas e sinais não reportados previamente”.

Medidas como lavagem das mãos, uso de máscaras, distanciamento físico e isolamento no caso de sintomas, são importantes para prevenir e impedir a propagação da doença, declara Dr. Lucas. Segundo o CDC, a gripe e a Covid-19 são doenças respiratórias contagiosas, mas são causadas por vírus diferentes.

A Covid-19 é causada por infecção por um novo coronavírus (chamado SARS-CoV-2) e a gripe é causada por infecção por vírus influenza. Como alguns dos sintomas da gripe e da Covid-19 são semelhantes, pode ser difícil dizer a diferença entre eles com base apenas nos sintomas, e testes podem ser necessários para ajudar a confirmar um diagnóstico.

Testes para Covid-19 no Labchecap

O Labchecap dispõe de diferentes metodologias para diagnóstico da Covid-19. Entre elas, o RT-qPCR, Sorologias (IgA, IgM e IgG), Teste Rápido (IgM e IgG), Anticorpos Neutralizantes e Antígeno. Agende agora mesmo em nosso portal: https://agendamento.labchecap.com.br/.

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade