Notícias

12h08

Osteoporose: Diagnóstico por Densitometria Óssea

O Ministério da Saúde entende como Osteoporose uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Osteoporose: Diagnóstico por Densitometria Óssea

O Ministério da Saúde entende como Osteoporose uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. O exame de Densitometria Óssea é o melhor método disponível para avaliação da massa óssea, e tem como finalidade diagnosticar a osteoporose, permitindo o seu tratamento precoce e auxílio na prevenção das suas complicações. De acordo com Dr. Lucas da Gama Lobo (CRM 16202), mulheres com idade acima de 65 anos e homens com idade acima de 70 devem realizar o exame.

“A exceção está apenas pra pessoas mais jovens que apresentam os seguintes fatores de risco: fratura vertebral prévia; índice de massa corporal baixo; uso de corticoides orais/sistêmicos; histórico de quedas frequentes; histórico de fraturas da bacia na família; consumo excessivo de álcool e/ou tabagismo; osteoporose secundária; pacientes submetidos a cirurgia bariátrica; e outros”, afirma Dr. Lucas.  O procedimento tem fundamental importância para determinar a massa óssea e o risco de um determinado indivíduo desenvolver uma fratura osteoporótica.

Como é feito o exame?

Doutor Lucas explica que o paciente se deita confortavelmente sobre a mesa de exame, enquanto o equipamento (que é aberto) faz um rápido escaneamento das partes do corpo escolhidas. O exame dura entre 15 e 20 minutos e é indolor, envolve mínimas quantidades de radiação, podendo ser repetido quantas vezes for necessário. Não é necessário jejum.

Apesar de envolver mínima quantidade de radiação, exames com raio-x devem ser evitados durante a gestação, devido ao possível risco de algum dano ao feto. Além disso, o equipamento tem restrição de peso, portanto, pessoas com peso superior a 180 kg não podem realizar o exame.

É necessário suspender medicações e suplementos com cálcio 24 horas antes do exame, evitar comparecer ao exame usando artefatos metálicos móveis, como jóias e piercings, e por fim, caso o paciente tenha realizado algum exame contrastado, como tomografia computadorizada, é necessário esperar 7 dias para a realização da densitometria.

Tipos de Osteoporose

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços. Existem três tipos de osteoporose, são eles:

  • Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Fratura de coluna pode ocorrer.
  • Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer.
  • Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticoides.

Prevenção e controle da Osteoporose

O Ministério da Saúde dá algumas dicas que podem ajudar na prevenção ou no controle da osteoporose, confira:

- A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos;

- Consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve;

- Evite carne vermelha, refrigerante, café e sal;

- Exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo. Basta de 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 11h.

 

Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade