Notícias

12h00

Saiba mais sobre Densitometria de Corpo Total

Muitos atletas sentiram os reflexos da pandemia do novo coronavírus. Em qualquer modalidade, houve a necessidade de adaptar-se a nova rotina para manter a forma física durante a quarentena.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Saiba mais sobre Densitometria de Corpo Total

Muitos atletas sentiram os reflexos da pandemia do novo coronavírus. Em qualquer modalidade, houve a necessidade de adaptar-se a nova rotina para manter a forma física durante a quarentena. Manter um comportamento sedentário, seja atleta ou não, pode ser um risco grave à saúde.

Em um dos boletins do Ministério da Saúde sobre a disseminação da Covid-19 no Brasil, foi apontado uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade. Cabe destacar então, como a atividade física pode contribuir efetivamente para a redução do percentual de gordura corporal.

densitometria corporal total (DEXA) é o exame que pode auxiliar no gerenciamento do peso e indica de forma acurada se as atividades para emagrecer estão correspondendo às expectativas do profissional de saúde que o acompanha, quanto as suas próprias. De acordo com Doutor Fellipe Guimarães, médico pós-graduado em Nutrologia (CRM 28673), o exame é considerado padrão-ouro.

“Densitometria de corpo total é um exame da medicina nuclear, ou seja, radioativo. É de extrema importância pois é considerado padrão-ouro, ou seja, é o mais fidedigno para indicar o percentual de gordura corporal do paciente”, afirma Dr. Fellipe.

Bioimpedância x Densitometria

exame de bioimpedanciometria (BIA) também avalia a composição corporal, mas diferente do exame de densitometria, não é bem recomendada para utilizar os valores encontrados para estudos científicos, por exemplo. Segundo Dr. Fellipe, o preparo para cada tipo de exame faz muita diferença. “Bioimpedância pode sofrer influência do jejum, do ciclo menstrual, consumo de estimulantes, treino, então estes fatores podem acabar interferindo na avaliação do paciente”, elucida o médico.

Doutor Fellipe Guimarães ainda explica que a densitometria de corpo total é um exame radioativo portanto não pode ser repetido com frequência. Entretanto, é mais fidedigno em relação ao percentual de gordura corporal. A bioimpedância não é radioativa e sim bioelétrica, que também tem algumas contraindicações como em pacientes que usam marcapasso e gestantes, mas sofre muito mais influências, por isso existe todo um preparo necessário (como os citados acima), diferente da densitometria, portanto o valor é menos preciso.

Importância da avaliação por densitometria

exame de densitometria pode ajudar pessoas que realizam exercícios físicos a fazer uma comparação da gordura corporal, além do padrão de distribuição da mesma e a massa óssea. Para atletas, é muito importante essa avaliação pois auxilia no desempenho de treinos e direcionamento em atividades.

“Como no esporte trabalhamos a performance dos pacientes, qualquer mudança positiva no percentual de gordura vale a pena, qualquer redução é um valioso indicativo para a maioria das modalidades. O melhor exame para essa avaliação de um paciente atleta é a densitometria de corpo total. É necessário verificar sua evolução e como alcançar uma melhor performance”, certifica Dr. Fellipe.

O médico ainda informa que atletas e frequentadores de academia podem fazer o exame nas condições citadas no decorrer da matéria. Quanto ao preparo para o exame de densitometria de corpo total o médico notifica que nenhum preparo é necessário para a realização a não ser a retirada de objetos metálicos, bem como na bioimpedanciometria.

“Além disso indivíduos muito obesos podem acabar tendo dificuldade em ficar totalmente dentro do campo de avaliação do exame”, finaliza o médico.

Benefícios da atividade física

De acordo com o Ministério da Saúde, a prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensãodoenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). Como um atleta, com a prática de atividades físicas você terá mais disposição para realizar outras tarefas, terá mais flexibilidade e capacidade funcional, entre outros benefícios.

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade