Notícias

12h00

Dia Mundial do Coração: Seu amigo do peito merece cuidado

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, a maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco...

Compartilhe
Tamanho do Texto
Dia Mundial do Coração: Seu amigo do peito merece cuidado

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, a maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool –, utilizando estratégias para a população em geral.

Dia Mundial do Coração busca conscientizar quanto aos problemas cardiovasculares, além de alertar para hábitos de vida mais saudáveis. Segundo o cardiologista Doutor Thiers Chagas (CRM BA 5869 /RQE 3948), a data é muito importante por permitir de forma mais intensiva que se leve informações que podem evitar doenças, reduzir mortes e outras complicações das patologias que mais matam no mundo ainda hoje.

“Informações, conhecimento e consciência são armas que permitem tomadas de decisões e mudanças de estilo de vida que certamente farão a diferença. Uma vida saudável implica no próprio conceito de saúde e necessita além da saúde mental, condições de habitação, acesso a saúde e educação”, afirma o médico.

O estresse diário é um fator de risco para o coração

Doutor Thiers Chagas elucida que fatores de risco são condições/características que aumentam as chances de um indivíduo desenvolver uma doença cardiovascular. Podem ser não modificáveis como idade (mais idade maior risco) e sexo (indivíduos do sexo masculino tem maior risco), e modificáveis como hipertensãodiabetes, dislipidemia (aumento das gorduras no sangue, notadamente do colesterol, principalmente da sua fração de baixa densidade ou LDL).

“Tabagismo, sedentarismo, obesidade e até mesmo características de personalidade como indivíduos definidos como tipo B, aqueles que se mostram mais irritados e que normalmente se ‘cobram’ mais e apresentam de forma geral respostas mais estressantes às questões do dia a dia, também são fatores”, apresenta Dr. Thiers. A OPAS/OMS informa que políticas de saúde que criam ambientes propícios para escolhas saudáveis acessíveis, são essenciais para motivar as pessoas a adotarem e manterem comportamentos saudáveis.

Doenças do coração mais comuns são decorrentes de hipertensão

  1. cardiopatia hipertensiva;
  2. síndrome de insuficiência cardíaca, que pode ser decorrente da própria cardiopatia hipertensiva, das cardiomiopatias (doença do musculo cardíaco) que no nosso meio entre as várias causas tem na doença de chagas importante etiologia.

“Sem sombra de dúvidas no topo temos a cardiopatia isquêmica (apresentadas como angina do peito estável ou instável e o infarto agudo do miocárdio). Outra causa importante de doença cardiovascular é alteração nas valvas cardíacas sejam por estenose ou insuficiência ou mesmo por dupla lesão (estenose e insuficiência associadas)”, assegura o médico.

Doutor Thiers ainda esclarece que os pacientes com patologias cardiovasculares podem ser assintomáticos. “Quando as manifestações iniciam normalmente já existe um importante comprometimento funcional. Quando há sintomas os mais frequentes são fadiga, falta de ar, dor no peito ou em dorso descrita das formas mais distintas: dor aguda, pressão, queimação entre outros, palpitações, tonturas e as vezes tonturas e sincopes”.

Diagnóstico precoce: Exames laboratoriais e de imagem avaliam condições importantes

Doutor Thiers Chagas é preciso quanto ao diagnóstico precoce. Ele reitera que não somente é importante como fundamental, por permitir impedir/retardar a evolução para quadros mais graves como a insuficiência cardíaca, e até mesmo um evento agudo como o infarto e a morte súbita (que em muitas ocasiões pode ser a primeira manifestação).

“A cardiologia dispõe de uma variada gama de exames complementares. Toda avaliação deve ser iniciada por uma consulta com história clínica e exame físico bem elaborados. Os exames laboratoriais são fundamentais para avaliar condições diretamente implicadas na saúde cardiovascular como anemia, função renal e hepática além dos que avaliam o perfil metabólico e hormonal notadamente a função tireoidiana, principalmente em mulheres”, aponta o médico.

  1. Como exames específicos e de rotina, o eletrocardiograma é o exame de rotina básico, porém elucidativo à medida que permite elaborar as primeiras hipóteses.
  2. ecocardiograma também de grande aplicabilidade, mostra aspectos anatômicos, como estrutura das cavidades e valvas e suas funcionalidades como a fração de ejeção (que informa o percentual ejetado em cada sístole) que caracteriza a existência de disfunção cardíaca e sua gravidade, funcionais e produz informações cruciais no diagnóstico e tratamento.
  3. angiotomografia das coronárias é também um exame de imagem que mostra as artérias coronárias definindo existência de placas (aterosclerose) e/ou mesmo obstrução de tais vasos, ajudando assim no diagnóstico da cardiopatia isquêmica, definindo riscos, principalmente em casos dúbios ou de manifestação atípica, e permitindo ao cardiologista estabelecer as medidas adequadas.
  4. MAPA-Monitorização ambulatórios da pressão arterial também é muito importante nos indivíduos com problemas tensionais.
  5. HOLTER que registra o eletro por 24 horas é também crucial na definição do tipo e intensidade de uma arritmia (alteração dos batimentos).

O cardiologista ainda defende que os exames de rotina ajudam sim na prevenção, no diagnóstico precoce e no estabelecimento de condutas e cada médico define aqueles que estão indicados. Quando necessário exames mais específicos como cintilografia, ressonância e/ou tomografia poderão ser solicitados.

Cuide do seu coração: Medicina preventiva e atividades físicas são indispensáveis

O Dia Mundial do Coração serve para conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração. Entretanto, devemos cuidar da nossa saúde durante todo o ano. Doutor Thiers Chagas alerta que os exames são importantes instrumentos de auxílio ao diagnóstico.

O eletro pode de imediato mostrar um infarto ou uma alteração do ritmo. O ecocardiograma pode referendar o diagnóstico clínico de insuficiência cardíaca e ajudar no estabelecimento da etiologia. Pode também mostrar alterações das valvas, seus tipos e gravidade, além de situações críticas como o tamponamento cardíaco em que uma película que recobre o coração chamada de pericárdio se enche de liquido (sangue, infeccioso ou inflamatório) que impede o coração de se contrair de forma correta.

A MAPA pode revelar situações como hipertensão no sono ou ausência de queda dos valores tensionais no sono (que deve ser de 10% no componente sistólico e diastólico) podendo indicar distúrbios como a apneia do sono. O Holter pode revelar graves arritmias com potenciais riscos a vida”, declara o médico.

As atividades físicas também são importantes auxiliadoras na prevenção das doenças cardíacas. Para esclarecimento, Dr. Thiers sugere a prática de atividades aeróbicas para melhorar a capacidade funcional cardiovascular, e os exercícios resistidos (musculação), considerados fundamentais na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, melhorando o controle dos fatores de risco e recuperando a capacidade funcional.

Especificamente sobre a saúde cardiovascular e provavelmente aplicável a tudo o cardiologista sugere:

  1. Dieta equilibrada e balanceada com ingestão racional de gorduras principalmente as animais e carboidratos;
  2. Fazer atividade física;
  3. Ir ao médico regularmente para fazer medicina de prevenção;
  4. Conhecendo os seus fatores de risco, otimizar ao máximo suas atitudes visando controlá-los;
  5. Amar, ser amado e ser feliz.
  6. E seguir adiante…!

*Consulte com a nossa central de atendimento os exames disponíveis

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade