Notícias

12h00

Novembro Azul: Cuidados Integrais com a Saúde do Homem

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e...

Compartilhe
Tamanho do Texto
Novembro Azul: Cuidados Integrais com a Saúde do Homem

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, dando ênfase ao câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Não é segredo que os homens realizam menos consultas médicas e exames de rotina, entretanto, hábitos saudáveis e o acompanhamento da saúde são o melhor caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Os exames de rotina são fundamentais para a prevenção da saúde, sendo possível monitorar e proteger o organismo de uma série de condições. Muitas vezes o indivíduo é assintomático, por isso a importância da realização periódica do check-up.

Alimentação Saudável

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, à como alimentos são combinados entre si e preparados, à características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares.

Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar. De acordo com o Ministério da Saúde, alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.

■ Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.

■ Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.

■ Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.

Homem e mulher possuem diferenças nutricionais

O Ministério informa que há uma diferença de necessidades nutricionais entre o homem e a mulher. No blog Saúde Brasil, uma mestra em nutrição explica que a quantidade de calorias, vitaminas, minerais e proteínas geralmente é maior para o homem. Só um nutricionista pode indicar a dieta mais adequada.

Ainda segundo o Ministério, existem quatro tipos de alimentos: in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados. O ideal para uma boa alimentação é que a base dela seja de alimentos in natura ou minimamente processados.

Quais são os alimentos in natura? São aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração.  Entram nesta categoria folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.

Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH)

Em 2008 foi lançada pelo Ministério da Saúde a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem, que possui como objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade dessa população, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. A Política é desenvolvida a partir de cinco (05) eixos temáticos:

  • Acesso e Acolhimento;
  • Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva;
  • Paternidade e Cuidado;
  • Doenças prevalentes na população masculina;
  • Prevenção de Violências e Acidentes.

Em suma, os eixos buscam incentivar os homens a frequentar os espaços de saúde, sensibilizar profissionais de saúde e a população em geral para reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, bem como as questões de acompanhamento da gestação e ações de cuidados dos(as) filhos(as).

Além disso, a Política visa fortalecer a assistência básica no cuidado à saúde dos homens, e propor e/ou desenvolver ações que chamem atenção para a grave e contundente relação entre a população masculina e as violências (em especial a violência urbana) e acidentes.

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade