Notícias

12h00

Câncer de Próstata: Exames de rotina para a Prevenção

A estimativa de novos casos de câncer de próstata para 2020 é de 65.840. Os dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer informam ainda que no Brasil, este tipo de câncer...

Compartilhe
Tamanho do Texto
Câncer de Próstata: Exames de rotina para a Prevenção

A estimativa de novos casos de câncer de próstata para 2020 é de 65.840. Os dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer informam ainda que no Brasil, este tipo de câncer, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Um levantamento feito pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em 2019, realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde, elucida que a proporção de mulheres (82,3%) que consultou um médico foi superior à dos homens (69,4%). Com isto, podemos ver o tamanho da importância de uma campanha como a do Novembro Azul.

O mês de novembro é dedicado não só ao alerta quanto ao diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata, mas também a conscientização da importância de exames de rotina e cuidados com a saúde do homem. De acordo com o urologista Leonardo Espinheira (CRMBA -20174), o câncer de próstata é o tumor que quando detectado precocemente, o seu tratamento tem uma taxa de cura próxima de 100%. “É por isso que devemos dar a devida importância para as avaliações de rotina com o urologista, bem como a essas campanhas”, afirma o médico.

O diagnóstico definitivo se dá através da biópsia da próstata

Doutor Leonardo esclarece que os meios para se suspeitar do câncer de próstata são a dosagem do PSA e o exame de toque retal. “Em algumas situações de desconfiança pode ser necessário a realização da Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata, antes da indicação e realização da biópsia da próstata”, explica o urologista. Entre os fatores de risco, Doutor Leonardo afirma que os comprovados para o câncer de próstata são a idade e o histórico familiar. “Quanto mais velho o paciente e quanto mais parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata, maior será o risco”.

O INCA comunica que, na maioria dos homens, o nível de PSA costuma permanecer abaixo de 4 ng/ml. Alguns pacientes com nível normal de PSA podem ter um tumor maligno, que pode até ser mais agressivo, por isso esse exame, feito de forma isolada, não pode ser a única forma de diagnóstico. No exame por toque retal, como a glândula fica em frente ao reto, o médico consegue palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada, sendo rápido e indolor.

Mudança nos hábitos masculinos é possível?

De acordo com o urologista, sim! “Não apenas a avaliação da próstata e de possíveis sintomas urinários, como também é muito importante a conscientização para se ter hábitos saudáveis, cuidados com a genitália, principalmente quanto a higiene adequada e o autoexame para detecção de possíveis lesões ou alterações”, afirma Dr. Leonardo. O médico ainda reforça que o check-up deve fazer parte da rotina dos homens. Nos pacientes assintomáticos, é importante uma avaliação laboratorial direcionada para saúde do homem, incluindo:

  • Hemograma;
  • Função Renal;
  • Glicemia;
  • PSA;
  • Testosterona;
  • Exame de urina.

Nos pacientes com algum sintoma urológico ou investigação específica, pode-se incluir exames de imagem, espermograma (Investigação da Fertilidade) entre outros. Doutor Leonardo Espinheira destaca ainda a necessidade de orientar os pacientes quanto a vacinação contra o HPV, principalmente nos mais jovens. Existem duas vacinas para HPV licenciadas no Brasil, a Gardasil (quadrivalente) e a Cervarix (bivalente), ambas com esquemas vacinais composto de três doses, que protegem para infecção pelo vírus e as condições de saúde que a infecção pode levar. Apenas a Gardasil está liberada para uso em homens (9 a 26 anos).

A detecção precoce possibilita melhores chances de tratamento

Segundo o INCA, o diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; sangue na urina. Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

O Instituto ainda informa que o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Desta forma, finalizamos reforçando a importância dos exames de rotina para a saúde do homem. A campanha do Novembro Azul demonstra a importância da prevenção do câncer de próstata, mas também, para conscientizar quanto aos cuidados gerais com a saúde.

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade