Notícias

12h00

Cuidados com a alimentação no verão

Na época mais quente do ano é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, hidratação e a exposição ao sol para evitar problemas de saúde.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Cuidados com a alimentação no verão

Na época mais quente do ano é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, hidratação e a exposição ao sol para evitar problemas de saúde. Nesta primeira matéria para uma editoria sobre o assunto, vamos falar sobre alimentação. Em entrevista com a Nutricionista do NOB/Oncoclínicas, Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde, e Especialista em Nutrição Oncológica, Tatiane Rios (CRN5-2238), nos foi apresentado diversos pontos importantes para cuidados com a nossa saúde e melhor qualidade de vida.

De acordo com a Nut. Tatiane, a hidratação é essencial para o corpo humano, mas no verão ela se torna ainda mais importante. “A água atua na regulação da temperatura do nosso corpo, e devido ao calor da estação, transpiramos mais nesta época do ano. Para compensar essa perda precisamos aumentar a hidratação diária garantindo assim que a água mantenha suas demais funções vitais como a de conduzir nutrientes para o interior de nossas células. A recomendação pode variar conforme peso, idade e prática de esportes, mas de uma forma geral, uma ingestão entre 2,0 (dois) a 3,0 litros (três) por dia é o ideal”, informa.

Intoxicação alimentar no verão é mais comum

O risco de contrair uma intoxicação alimentar no verão é muito maior por causa das elevadas temperaturas. Os sintomas incluem diarreia, dor abdominal, vômitos dentre outros. Segundo a Nut. Tatiane Rios, as intoxicações alimentares nesta época do ano se devem ao consumo de alimentos em locais com práticas higiênico-sanitárias inadequadas, seja por desconhecimento de quem prepara ou pelas más condições do estabelecimento.

“Quando optar por refeições fora de casa, procure consumir alimentos em locais que você perceba uma boa higienização do ambiente, e dos funcionários do local, além disso, escolha sempre que possível alimentos preparados na hora ou alimentos que estejam armazenados em locais conforme a temperatura ideal para sua conservação. Em casa o cuidado também deve ser feito. Como estas intoxicações são causadas principalmente por bactérias, um cuidado básico ajuda muito na prevenção: lavar as mãos antes de manipular qualquer alimento, bem como sua higienização correta com o uso de uma solução sanitizante como o hipoclorito”, elucida.

Armazenamento correto dos alimentos: Geladeira ou Fruteira?

De acordo com o Ministério da Saúde, para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem, é preciso prestar atenção nas condições de temperatura, umidade, e no local de armazenamento, entre outros fatores. Observar a data de validade do produto também é essencial. A nutricionista esclarece que as frutas podem sofrer maturação mais rápida devido ao calor, mas não precisam ser armazenadas em geladeira por conta disso.

“Elas podem ficar em locais arejados como as fruteiras, desde a compra até o momento de consumo como banana, manga, maçã, pêra, laranja ou tangerina. O armazenamento sob refrigeração deve ser feito com as frutas que já foram compradas refrigeradas como uvas ou morangos, frutas vendidas fatiadas como a melancia ou que precisaram ser fatiadas em casa como mamão, melão ou abacaxi”, expõe a Nut. Tatiana Rios.

Alimentos ajudam a hidratar o corpo?

Conforme dito em entrevista, sim! A nutricionista esclarece que a água é a nossa principal fonte de hidratação, porém, nem todas as pessoas conseguem fazer uma ingestão adequada. “A água de coco, os sucos de frutas e os chás podem ajudar nesta complementação dos líquidos. Neste verão, diante do aumento das perdas hídricas devido ao calor, orientamos também a hidratação na forma de picolés de frutas e de águas aromatizadas com limão, hortelã e gengibre”, informa.

Para completar, a Nut. Tatiane informa que o verão é a estação que se recomenda refeições leves e rica em líquidos. Ou seja, evite alimentos ricos em gordura saturada à base de frituras, e prefira fontes proteicas como peixes que são de fácil digestão. “Reduza também o consumo de doces, dê preferência às frutas da estação como a manga, o mamão, o abacaxi ou a laranja, além de serem mais saborosas nesta época do ano, elas também são fontes de fitoquímicos que previnem doenças crônicas, como o câncer”.

Uma boa alimentação pode prevenir doenças graves como o câncer

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado. Para finalizar, a nutricionista apresenta que existem evidências científicas que mostram que o consumo de frutas, legumes e verduras podem exercer um papel protetor contra o câncer.

“Para os casos de câncer de pele em especial, os estudos relatam que alimentos da cor alaranjada como a cenoura, abóbora e a manga desempenham essa função protetora por conter uma substância chamada carotenóide, que age contra os radicais livres, auxiliando assim na prevenção contra o câncer de pele”. Os sucos enriquecidos são uma boa opção não só de hidratação, mas também de nutrientes importantes para saúde, como os carotenoides. Como dica segue uma receita especial para essa estação tão esperada, o verão:

Suco enriquecido de laranja, cenoura e manga

Ingredientes:

  • ½ manga em cubos
  • ¼ cenoura
  • ¾ de suco de laranja
  • Gengibre fresco ralado a gosto
  • Hortelã a gosto
  • Gelo picado

Modo de preparo: Bata tudo e consuma na hora.

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade