Notícias

18h08

Qual a diferença entre PCR e Antígeno?

Compartilhe
Tamanho do Texto
Qual a diferença entre PCR e Antígeno?

Diante do surgimento de novas variantes ao longo da pandemia – como a Ômicron –, o diagnóstico eficaz e seguro da Covid-19 é um fator importante para combate à disseminação do vírus. Atualmente existem diversos tipos de teste no mercado, entretanto, a veracidade da detecção é uma referência concludente para análise da qualidade. Para viajar, por exemplo, esses dois testes tornaram-se indispensáveis. Alguns países também solicitam o comprovante de vacinação. No entanto, é essencial estar atento aos prazos estabelecidos por cada país para realização dos exames. E então, qual a diferença entre PCR e Antígeno? Veja a seguir.

RT-qPCR

Buscando sempre o melhor resultado para seus clientes, o Labchecap faz a análise de quatro marcadores virais por RT-qPCR para Covid-19. O teste considerado “padrão ouro” é realizado através da parceria com a SEEGENE, líder atual em tecnologia para o diagnóstico da Covid-19. A coleta é realizada por meio de uma amostra de secreção – SWAB nasofaringe e orofaringe e o resultado liberado até as 23h do próximo dia útil.

Ao chegar no Parque Tecnológico, as amostras dos “cotonetes” especiais da coleta, já em solução, são manipuladas cuidadosamente. Os tubos são colocados no equipamento automatizado que irá separar o RNA viral da amostra e colocá-los em uma placa para análise da presença ou ausência dos 4 diferentes genes-alvo do SARS-CoV-2. Logo após, é colocado na máquina de PCR em tempo real, que faz o RNA viral ser amplificado. No momento que termina gera um gráfico que indica a presença do RNA viral ou ausência na amostra do paciente.

Antígeno

O Antígeno Covid-19 detecta qualitativamente antígenos SARS-CoV-2 em amostras de SWAB nasal. Esse teste pode ser utilizado para auxiliar no diagnóstico inicial da infecção em pacientes com sintomas clínicos, deve ser realizado preferencialmente do 2º ao 7º dia após início dos sintomas ou contato. Aqui no Labchecap, exames realizados entre 7h e 16h de segunda a sábado são entregues em até 2h. Após esse horário, serão liberados no dia seguinte até 9h. Para exames realizados aos domingos e feriados resultados até as 17h.

O teste imunológico baseado em reconhecimento de antígeno – parte estruturada do vírus – avalia a proteína do SARS-CoV-2 no organismo. Sua sensibilidade é inferior ao RT-qPCR, com sensibilidade geral variando entre 74 a 85%. Se utilizada na primeira semana de sintomas (idealmente primeiros dias), a sensibilidade alcança 90%, comparada ao RT-qPCR. Em caso de resultado positivo para Antígeno, não é necessário confirmar com o RT-qPCR pois a especificidade do teste se aproxima de 100%.

Os sintomas foram apresentados há mais de 21 dias, qual teste devo realizar?

As sorologias são imunoglobulinas também conhecidas como anticorpos, ou seja, moléculas produzidas em resposta a antígenos. Elas são divididas em 5 classes: IgG, IgM, IgA, IgD e IgE. Cada subtipo de imunoglobulina possui uma função específica no organismo e age sobre um respectivo antígeno. Dessa forma, os testes de Covid-19 do Labchecap detectam três tipos de anticorpos na Sorologia: IgA, IgM e IgG. No teste rápido detectam dois tipos: IgM e IgG.

A sorologia IgG detecta qualitativamente a presença de seus anticorpos, sendo este considerado um anticorpo de memória. É detectado a partir do 15º (décimo quinto) dia do início dos sintomas e realizado através da coleta de sangue. os anticorpos IgG são uma resposta mais tardia à infecção e também agem como uma resposta ao vírus. O resultado do exame é demonstrado como Reagente ou Não Reagente, vale ressaltar que o tempo de aparecimento desses anticorpos é variável de pessoa a pessoa.

Quadro de Sorologias | Interpretação dos Resultados

RT-PCR (-): não reagente

IgA (-):  não reagente para IgA-Anti-SARS-CoV-2

IgM (-):  não reagente para IgM-Anti-SARS-CoV-2

IgG (-):  não reagente para IgG-Anti-SARS-CoV-2

RT-PCR (-) IgA (-) IgM (-) IgG (-):  não reagente

RT-PCR (+) IgM (-) IgG (-): reagente

RT-PCR (+) IgM (+) IgG (-): PCR detectado e IgM reagente (fase aguda da infecção com janela imunológica para IgG).

RT-PCR (+) IgM (-) IgG (+): fase de recuperação ou falso negativo para IgM

RT-PCR (+) IgM (+) IgG (+): reagente (fase aguda) e início de resposta imune

RT-PCR (-) IgM (-) IgG (+): Adquire “imunidade”

O que são anticorpos neutralizantes?

O teste anticorpos neutralizantes é um exame desenvolvido para investigar a quantidade de anticorpos que o organismo está produzindo contra a Covid-19. Este exame é indicado para quem já tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e/ou para pessoas que tenham tido a doença. O teste realizado pelo Labchecap apresenta comparação direta entre o padrão ouro Plaque Reduction Neutralization Test (ensaio de neutralização por redução de placas- PRNT) e o cPass SARS-CoV-2 Neutralization Antibody Kit. Para quem tomou a segunda dose da vacina e/ou teve Covid-19, o exame pode ser feito após 21 dias da vacinação ou término dos sintomas.

Diferentemente dos demais testes, este exame não serve como diagnóstico para a doença, pois não identifica a presença do vírus no organismo, mas sim a produção de anticorpos após o contato com o vírus. Esse ainda é um tópico em estudo, assim como os níveis e tempo de permanência protetora. Dessa forma, devem ser mantidas as recomendações para controle da disseminação do vírus (máscara, distanciamento e higienização das mãos).

Qual a diferença entre anticorpos neutralizantes e sorologias?

As sorologias IgA, IgM e IgG não verificam a capacidade de neutralização viral, o que a diferencia do teste de anticorpos neutralizantes. Vale destacar que, mesmo com resultado positivo, devem ser seguidas todas as orientações dos órgãos de saúde sobre distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos, enquanto surgem novas evidências e recomendações.

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade