O Haemophylus influenzae é uma bactéria gram negativa, causadora de infecções de vias aéreas superiores e inferiores em crianças como sinusite, otite , pneumonias , além de infecção de sistema nervoso central (meningite) podendo deixar sequelas. Acomete mais frequentemente crianças até os 5 anos de idade
Vacina
O esquema vacinal é realizado aos 2, 4 e 6 meses de vida, devendo ser realizado reforço aos 15-18 meses.
Está disponível na vacina pentavalente ou hexavalente .
Reações adversas são raras, mais comumente relato de dor local , edema e vermelhidão.
As hepatites virais são doenças infecciosas, transmissíveis com evolução aguda ou crônica e que constituem problemas de saúde pública. A hepatite A é transmissível através do consumo de água ou alimentos contaminados e mais raramente por contato interpessoal. A Hepatite B é transmitida por virus DNA, causador de hepatite e transmitido por via sexual ou parenteral – transfusão sanguínea ou materiais contaminados , além de transmissão vertical (mãe para filho) A maior parte dos indivíduos contaminados , evoluem para cura , mas uma parcela pode ter doença crônica e necessita de tratamento medicamentoso
A hepatite aguda se manifesta por mal-estar geral, náuseas, falta de apetite e vômitos, além de febre na fase inicial e icterícia (olhos amarelados). A forma crônica não é descrita na hepatite A e é importante nas hepatites B e C. A infecção pelos vírus da hepatite pode ocorrer de forma assintomática, sendo o diagnóstico realizado por exames laboratoriais.
Vacina
A vacina contra hepatite A é utilizada a partir dos 12 meses de idade, em esquema de duas doses. A vacina contra hepatite B é utilizada em esquema de três doses (0, 1 e 6 meses), sendo a primeira dose logo ao nascer. Para as pessoas que não utilizaram a vacina contra hepatite B no primeiro ano de vida existe a apresentação de Hepatite A + B combinadas com duas doses.
A vacina contra hepatite B pode ser utilizada também em apresentações combinadas com outras vacinas, a exemplo da DPT, sendo neste caso utilizado o esquema vacinal com quatro doses. As vacinas contra a hepatite são seguras e eficazes, podendo ocorrer dor, edema e vermelhidão no local da aplicação e mais raramente, febre.
Jejum não obrigatório.
O Herpes zoster é um herpes vírus causador da varicela(catapora) e que pode reativar na idade adulta após situação de imunossupressão. O quadro clinico clássico é o aparecimento de lesões vesiculares em pele, em trajeto de nervo, com dor, hiperemia e edema locais, requerendo tratamento imediato com antivirais e analgésicos pela grande dor que provoca.
Vacina
A vacina é liberada a partir de 50 anos de idade e recomendada após os 60 anos. Pode ser utllizada para prevenção de recidiva após 1 ano do episódio de infecção. A aplicação é em dose única.
Jejum não obrigatório.