Vacinas

Vacinas e Instruções

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y W Z
Sarampo
Todas as nossas de Laboratórios e Vacinas

Doença causada por vírus (Paramyxovirus), é altamente contagiosa. Caracteriza-se por febre, tosse, conjuntivite e erupção cultânea difusa e pruriginosa. Pode ser grave em crianças desnutridas ou com imunodeficiências. É caracterizada por febre alta, acima de 38,5°C, exantema máculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). Otite média, pneumonia e encefalite são complicações que ocorrem principalmente em crianças desnutridas. Apesar de altas coberturas vacinais casos causados por vírus circulantes acontecem no Brasil e no mundo , como ocorreu em 2020 com vários casos relatados, levando a OMS a emitir alerta para revacinação

Vacina

A vacina do Sarampo faz parte dos componentes da tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) ou da quádrupla viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela), composta por vírus vivos atenuados. É considerada protegida a pessoa que tem duas doses da vacina após o primeiro ano de idade, sendo recomendada a utilização da primeira dose aos 12 meses e a segunda dose o mais precocemente possível entre 15 e 18 meses.

 A vacina é segura e raramente ocorrem eventos adversos como dor, edema e vermelhidão local. Raramente, pode ocorrer febre, mal-estar e exantema de curta duração que são relacionados ao componente Sarampo, Rubéola ou Varicela. 

Como é uma vacina que na sua composição tem vírus vivo atenuado, não deve ser utilizada nas mulheres grávidas, e a gravidez deve ser evitada até 30 dias após a vacinação. Pessoas com imunodeficiência, em uso de quimioterapia ou altas doses de corticoide, devem ser submetidas a uma triagem médica antes da vacinação. 

Siga o Labchecap nas redes sociais
Deseja marcar seus exames e/ou vacinas?
Clique no botão ao lado.

Controle de Qualidade

Controllab
PNCQ

Acreditação

PALC

Certificação

ISO
Call center
Salvador e região metropolitana: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Feira de Santana e Alagoinhas 4020.8880
Segunda à sexta 6:30h às 19h.
Sábado 6:30h às 17h
Call center domiciliar: 71 3345.8200
Segunda à sexta 6:30h às 17:30h.
Sábado 6:30h às 13h.
Diretor Técnico Laboratorial : Dr. Josemar Fonseca | CRF 1290.
Coordenador Médico de Imagem Dr. Mauricio Martini | CRM 23811 /RQE 20817.
Responsável Técnica de Vacinas: Enf. Kátia Bulhões | COREN BA: 228186
2021 - 2024. Labchecap. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Opções de privacidade